Portal Cavalos & Cavalgadas

"O PONTO DE ENCONTRO DE QUEM AMA CAVALGAR"

Porque os cavalos dormem em pé

Porque os cavalos dormem em pé

Quem já visitou uma fazenda ou em uma hípica à noite  deve ter reparado -  mesmo depois de um longo dia de trabalho os cavalos dormem em pé. Para nós humanos isto parece muito desconfortável, mas o fato é que para eles, é muito mais confortável do que parece. As patas do cavalo possuem pouca musculatura e seus ligamentos são bastante reforçados, quando estão dormindo suas patas travam impedindo que não sintam incomodo ou dores.

Os cavalos dormem em pé para que estejam mais protegidos de eventuais predadores, como eles possuem as costas retas não é possível levantar-se rapidamente. Caso estejam dormindo deitados quando um predador aparece, sua capacidade de reação não seria ágil o suficiente.

Mas os cavalos nem sempre dormem em pé, cavalos são animais que andam em grupo e quando se sentem seguros e confortáveis podem tirar uma soneca deitados para descansar as pernas, normalmente um dos cavalos do grupo fica guardando os outros. No entanto, como os cavalos são animais muito pesados, dormir deitado por longos períodos coloca muita pressão sobre o lado de seu corpo que está apoiado ao chão, podendo inclusive levar a danos em seus tecidos.

Foto de (Andre Bulber - Flickr: andrijbulba) - Foto Original

Fonte: thepetwiki 27/09/2013

Notícias Recentes

publicidade